Total de visualizações de página

quinta-feira, 13 de abril de 2017

Guia completo de Composições para fotógrafos iniciantes

http://amigofotografo.com.br/noticias/guia-completo-de-composicao-para-fotografos-iniciantes/


Composição é algo engraçado, é importante aprender sobre composição, pois ira ajudar muito na sua fotografia. E também é algo que nunca deve ser desconsiderado também.
Por isso montamos um GUIA de Composições para fotógrafos iniciantes, mas que serve para qualquer nível que estiver a sua fotografia, afinal nunca é tarde para estudar um pouco mais.

PESO VISUAL

Composições para fotógrafos iniciantes
O peso visual, é diferente do tamanho ou peso como sabemos, principalmente para elementos humanos,  ou escrita dento de uma foto.
Entendendo sobre o peso visual, você estará pronto para entender como as pessoas olham as fotos, e como pode posicionar de forma correta os elementos no quadro para direcionar a atenção do espectador. Não é tanto uma ferramenta ou regra, é mais um entendimento.
AQUI ESTÁ UM TUTORIAL COMPLETO DE COMO USAR O PESO VISUAL. 

EQUILÍBRIO NA FOTOGRAFIA

O equilíbrio em uma FOTOGRAFIA afeta como nos sentimos quando olhamos para ela: uma foto desequilibrada pode deixar apreensivo, ou ansioso, assim como uma foto bem equilibrada pode te deixar mais relaxado.
Na verdade, não importa se você escolhe fazer a foto com equilíbrio ou não, mas você precisa entender porque você escolheu fazer isso, e quais as razões para justificar essa escolha.
Essa é uma daquelas situações em que QUANTO MAIS VOCÊ SABE MAIS FACIL É REPRODUZIR O EFEITO DESEJADO.
SAIBA MAS SOBRE EQUILÍBRIO NA FOTOGRAFIA. 
Guia completo de composição

OLHARES EM LINHA

Se você atualmente fotografa pessoas, você está ou estava fazendo fotos de olhares, é importante entender o efeito que eles tem e como nós os vemos nas fotos.
Se você leu o tópico acima sobre peso visual, você já deve entender o poder de ter um rosto (o olhos) na sua foto.
Mesmo assim tem muito mais do que isso. Olhos alinhados tem o poder de focar a nossa atenção em outra parte da foto, e também criar tensão e outros elementos fotográficos. Embora não sejam linhas físicas, elas podem ser usadas para produzir elementos diferentes como triângulos e linhas verticais.
Guia completo de composição

TRIÂNGULOS

Falando de triângulos, vamos olhar para eles.
Triângulos existem em quase tudo que nós vemos, de um jeito ou de outro,  o negócio é apenas distinguir eles e saber o que fazer com eles.
Triângulos são uma ótima ferramenta de composição, são fáceis de criar e manipular, e são notavelmente comuns. Eles são um bom caminho para combinar diferentes técnicas de composição, assim como linhas e caminhos e perspectivas. São usados para criar também mais interesse nas suas fotografias. A melhor coisa sobre triângulos é a habilidade deles de tornar uma foto estável ou instável.
A maioria das suas fotos terá três pontos distintos de interesse, você só precisa identificá-los e uni-los de forma que façam sentido.
VEJA AQUI O TUTORIAL COMPLETO 
Guia completo de composição

PONTO ÚNICO

Antes de seguirmos em frente, precisamos realmente ver o que um PONTO ÚNICO faz em uma foto, na verdade há muito mais o que encontrar os olhos.
Quando você trabalha com um único ponto de interesse em uma foto, você esta olhando para uma de muitas formas de avaliar a composição, isso é algo muito comum. Mas vale muito a pena saber o que fazer com isso.
Um ponto único, pode criar interesse em uma foto de uma forma simples. Eles são normalmente bem pequenos e contrastam bastante com o resto da imagem. Uma foto não precisa ter vários pontos de interesse para ser uma boa foto, basta ter um bom olhar para quem saber criar uma foto que pode ser uma das mais caras do mundo por exemplo.
VEJA UM ARTIGO COMPLETO SOBRE PONTO ÚNICO
barquinho

HORIZONTES

Quando um enquadramento é dividido por uma única e predominante linha, essa linha normalmente é o horizonte, ele é muito comum em fotografias de paisagens, e também em fotos panorâmicas.
Se a foto não for interessante o horizonte poderá se tornar o ponto de interesse da foto, devido a forma como separa o enquadramento. O espaço onde você coloca o horizonte pode ter um efeito enorme na imagem – qual parte da foto é a mais interessante e como você pode fazer o espectador se sentir com essa divisão?

QUADRO DENTRO DO QUADRO

horixon
Quadros são um ótimo elemento da fotografia que podem ser usados para conduzir o olhar do espectador para dentro da fotografia, focando eles em um ponto em particular. Quadros criam a sensação de repetição, profundidade e da aos olhos um caminho para explorar.
A foto de uma cena em primeiro plano torna muito mais interessante ir acumulando planos até a parte mais interessante da fotografia e pode, em muitos casos, ter um peso igual ao restante da fotografia.
VEJA AQUI O TUTORIAL COMPLETO SOBRE ESSA TÉCNICA 
Guia completo de composição

TENSÃO DINÂMICA

Tensão dinâmica é a forma de usar a energia e os movimentos disponíveis no quadro para tirar os olhos do espectador da imagem em direções opostas.
Nós já vimos, uma variedade de diferentes linhas que você pode usar em uma foto para fazer dela mais interessante. A Tensão dinâmica, leva essas linhas e adiciona variações de contrate entre elas, fazendo com que fiquem muito mais interessantes.
Na foto abaixo as linhas se movem do centro para fora da foto. Esse é o lugar onde a composição pode começar a ficar mais avançada, e tende a deixar a sua fotografia mais interessante
Guia completo de composição
Leve o conhecimento que você já aprendeu e use para criar fotos mais interessantes e com mais profundidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário