Total de visualizações de página

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Mostra de fotografias de Luiz Braga promove palestra e aula gratuitas

ogramação será na quinta-feira, 13, e no sábado, 15.
Exposição segue em cartaz até 17 de novembro, no MEP.

Do G1 PA

Trabalhador retratado por Luiz Braga (Foto: Divulgação/Luiz Braga)Trabalhador retratado por Luiz Braga
(Foto: Divulgação/Luiz Braga)
A exposição “Retumbante Natureza Humanizada”, com fotografias de Luiz Braga e curadoria de Diógenes Moura, terá neste mês de outubro uma série de atividades voltadas para a discussão da arte e da fotografia, com entrada gratuita, no Museu do Estado do Pará (MEP), em Belém. Nesta quinta-feira (13) e no sábado (15) haverá palestras e aulas de fotografia.
Na quinta-feira (13), o professor de filosofia da Universidade Federal do Pará (UFPA), Ernani Chaves, fará a palestra sobre “Os sem nome de Luiz Braga”, a partir da compreensão de três elementos descritos pelo autor Walter Benjamin no texto “Pequena História da Fotografia”, ensaio escrito em 1931: o próprio retrato, a imagem e a fisionomia. De acordo com o professor, é possível entender a maneira como estes elementos se mostram na produção imagética de Braga, especialmente nos retratos.
“Vou mostrar como nas obras esses elementos estabelecem na minha interpretação uma relação entre o estético, o ético e o político. O modo de ler as obras de arte sempre procura relacionar esses três elementos e não isolar o estético. O ponto fundamental é que Luiz Braga se interessa por aqueles que não têm nome, inúmeras imagens não vemos o rosto das pessoas retratadas. Já não é mais um retrato e é uma imagem, isso é mais importante. Há processo radical de desauratização, da retirada da aura, uma radicalização da ideia dos sem nome ou sem rosto”, diz o professor.
Já no sábado (15), quando se comemora o Dia do Professor, o próprio artista receberá o público para um “aulão” de fotografia, sobre o mesmo tema: retrato. A ideia é complementar a programação da palestra, mostrando na prática o processo de produção das imagens e suas ideias a respeito das composições das fotografias. Retrato de maneira geral, abordagem com foco maior na figura humana, trabalho de outros fotógrafos, pintura e fotografia.
Programação gratuita
13/10 - Palestra “Os sem nome de Luiz Braga”, com o professor Dr. Ernani Chaves (UFPA), às 19h30
15/10 - Aulão fotográfico sobre retrato com Luiz Braga, às 10h
Serviço
Exposição “Retumbante Natureza Humanizada”, de Luiz Braga, em cartaz até 17 de novembro
Local: Museu do Estado do Pará (MEP) - Praça D. Pedro II, s/n. - Cidade Velha
Ingresso: R$ 4, com entrada gratuita às terças-feiras
Visitação: de terça a sexta-feira, das 10h às 16h, sábados e domingos, das 9h às 13h.
Informações: 4009-983

Nenhum comentário:

Postar um comentário