Total de visualizações de página

sábado, 20 de agosto de 2016

Você sabe o que é depreciação na fotografia?

Vika Viante te explica o conceito de depreciação e como aplicá-lo na fotografia

Foto: Julian Santa Ana
Foto: Julian Santa Ana
Existem alguns conceitos da contabilidade e administração que na prática podem ser um tanto embaraçosos de se aplicar, mas que é importante conhecermos a definição, pois isso pode aumentar a nossa noção global de um negócio fotográfico.
Um desses conceitos é o da depreciação, que trocando em miúdos trata-se da divisão do valor que custou seu equipamento pelo tempo de você vai utilizar ele. Ou seja, divida o valor que você pagou um corpo de câmera, por exemplo, pelo número de anos que você irá utilizar ele e depois divida por doze e isso resultará em um valor que seria supostamente uma parcela mensal que você deveria depositar em uma determinada conta para que no momento exato que seu equipamento não prestasse mais você tivesse o valor financeiro completo para comprar uma peça nova igualzinha a que você já usou.
Foto: William Iven
Foto: William Iven
Esse cálculo leva em consideração que você utilizará sua câmera até o ultimo clique possível e que a partir disso ela deve ir para o lixo ou ser vendida como sucata. Admite-se abater desse cálculo o valor pelo qual você venderia esse equipamento ao final da linha do tempo, tanto como produto usado ou simplesmente como sucata.
A partir do entendimento do conceito surgem diversas controvérsias, tais como a correção do valor do dinheiro no tempo, inflação, a decisão de não comprar um equipamento equivalente e a hipótese do produto se tornar obsoleto antes do tempo, estragar ou gerar manutenção. Tudo isso é impossível de se precisar, por mais seguro e sistemático que você seja.
Foto: Alejandro Escamilla
Foto: Alejandro Escamilla
Por fim quero dizer que a importância de sabermos esse tipo de conceito, por mais que não estejamos colocando exatamente em prática, gira em torno da consciência do custo do nosso trabalho e mais precisamente para saber que a cada clique temos um determinado custo inerente. Isso pode te ajudar a ponderar diversas decisões, tais como a compra de um equipamento usado ou simplesmente se devemos emprestar ou não equipamentos dos outros ou para os outros.
Sobre o Autor
Vika Viante é fotógrafo e administrador, formado pela Escola Portfólio de Fotografia e pela FAE Business School respectivamente, ambas em Curitiba-PR. Atua como administrador financeiro e fotógrafo. Um pouco mais do trabalho dele pode ser encontrado no site www.vikafotografia.com, também na Fan Page do Facebook (/vikafotografia) e no Instagram (@vikafotografia).

http://photos.com.br/voce-sabe-o-que-e-depreciacao-na-fotografia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário