Total de visualizações de página

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Já fotografou hoje? O Dia Mundial da Fotografia assinala-se hoje


Já fotografou hoje? O Dia Mundial da Fotografia assinala-se hoje
Em Dia Mundial da Fotografia, a Rádio Comercial foi conhecer a casa-estúdio de um dos pioneiros da modalidade em Portugal, Carlos Relvas, e ainda saber que actividades marcam o dia no Centro Português de Fotografia, no Porto.

O desenvolvimento da fotografia em Portugal está associado a Carlos Relvas, lavrador abastado que viveu na Golegã no século XIX. «Uma figura ilustre, uma mente brilhante, um homem eclético, pioneiro, curioso e apaixonado pela fotografia, entre outros temas», é assim que Isabel Sucena, uma das guias da casa estúdio Relvas, define o fotógrafo.

Foi membro da sociedade francesa de fotografia, viajou pelo mundo e teve acesso a técnicas e processos inovadores que trouxe para terras lusas. «Ele [Carlos Relvas] trouxe para a Golegã técnicas inovadoras, entre as quais alguns processos que o limitavam mas que eram usados para o processo de revelação, um suporte que à época era em vidro. Introduziu e divulgou em Portugal o método da fototipia, que lhe permitiu fazer cópias com boa qualidade das fotografias que tirava e apresentá-las pelo mundo», explica Isabel.

Sem poupar elogios, a guia lembra que o espólio inclui retratos dos diferentes estratos sociais da altura: desde reis e rainhas até mendigos da zona, e que fotografou apenas por paixão, considerando-se amador, incluindo animais, paisagens e monumentos. Entre invenções de aparelhos, foi várias vezes medalhado em exposições internacionais, colaborou na realização de exposições e na organização de clubes de fotografia e ainda publicou sobre o tema. Numa fase mais avançada da sua carreira passou a utilizar câmaras com lentes rápidas para poder captar movimento e actividade, o que o tornou um fotógrafo moderno para o século XIX.

As visitas ao museu são acompanhadas e duram aproximadamente uma hora, com 15 minutos de um filme sobre Carlos Relvas. Para assinalar o Dia Mundial da Fotografia, a casa-estúdio organizou uma doação de máquinas de particulares para ajudar a explicar a «evolução da fotografia até ao nosso século, principalmente aos jovens que nem se lembram da utilização do rolo», convida Isabel Sucena.

Bernardino Castro, director de serviços do Centro Português de Fotografia, no Porto, único no país e um dos poucos no mundo, explica que actividades é possível encontrar hoje para assinalar a efeméride naquele espaço: «O Centro Português de Fotografia decidiu fazer uma oficina infanto-juvenil que tem como tema a persistência do olhar e a construção de taumatrópo que as crianças levam para casa. Além desta oficina, há um concurso em parceria com a Irmandade da Torre dos Clérigos em que os visitantes retiram imagens da Torre ou do interior que serão depois avaliados por um júri e expostas em local a definir. Temos também um passatempo em que oferecemos brindes conforme o número de visitante no centro.»

Para o director, o sucesso de uma boa imagem vem de «questões inatas, arte, esforço, trabalho e estudo», acrescentando que a expressão amadorismo é evitável uma vez que há «amadores que tiram muito boas imagens.»

O primeiro Dia Mundial da Fotografia foi assinalado em 1839 para celebrar a invenção do daguerreótipo, o primeiro procedimento fotográfico a ser conhecido, inventado por Louis Daguerre.

http://radiocomercial.iol.pt/noticias/63100/ja-fotografou-hoje-o-dia-mundial-da-fotografia-celebra-se-hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário